quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ESCOLA E COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



·         Resumo texto original da  Secretária da Educação –Jornada Pedagógica 2017

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 

O que é mesmo o Projeto Político Pedagógico?
Qual o seu papel?
De que forma deve ser construído?
Na etimologia da palavra, projeto vem do latim projectu e significa lançar para adiante.
 Político refere-se ao compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.
Pedagógico diz respeito às ações educativas da escola no cumprimento dos seus propósitos e intencionalidades.
Segundo Veiga (2004, p. 37), “o Projeto Político Pedagógico é, em suma, um instrumento:
¨Clarificador da ação educativa da escola em sua totalidade”.
Devemos entender que : o Projeto Político Pedagógico como um instrumento de gestão que possibilita o uso da:
Autonomia da escola para considerar, na sua elaboração, a riqueza histórica, social, política e cultural do legado da comunidade a que pertence.
O que o  Projeto Político Pedagógico busca:
·         Retratar a identidade da escola em sua especificidade
identificando em que momento da história ela se encontra.
·         O que já construiu para projetar-se para o futuro.
Tendo  como papel a organização da prática educativa, dando uma unidade no que se refere sua concepção de educação.


Fundamentando-se em princípios norteadores da ação educativa como:
A-  Igualdade O princípio da igualdade diz respeito às condições de acesso e permanência na escola. Contudo, há o reconhecimento da importância do respeito às diferenças de gênero, raça/etnia, religiosidade, faixa etária, que também precisam ser consideradas no Projeto Político Pedagógico.
“É necessário defender a igualdade sempre que a diferença gerar inferioridade e defender a diferença sempre que igualdade implicar descaracterização”. Boaventura de Sousa Santos (2002).
B- Liberdade   A liberdade refere-se ao ato de ser livre para a tomada de decisões com responsabilidade e autonomia. No que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico da escola, são tomadas decisões para concretização da ação educativa,  observando-se a legislação vigente e as necessidades do coletivo em atendimento ao bem comum.
C- Autonomia A autonomia, por sua vez, diz respeito, sobretudo à capacidade da escola de gerenciar os processos de ensino e da aprendizagem, de forma que os/as professores/as tenham as condições necessárias para o exercício da prática docente e que os/as estudantes construam os conhecimentos necessários para sua inserção no mundo, de acordo com a faixa etária e etapa e/ou modalidade de escolarização
D- Qualidade. A qualidade é um princípio dinâmico e em permanente construção e diz respeito ao que a escola vai oferecer para todos/as, acionando recursos (humanos, materiais, físicos, sociais, financeiros, relacional, entre outros) que possibilitem a concretização do projeto proposto
E- Gestão democrática gestão democrática é a base da concretização do Projeto Político Pedagógico, pois a sua construção requer envolvimento, escuta efetiva, participação e engajamento de todos os segmentos da escola e da comunidade
Os mecanismos necessários para uma Gestão Democrática:
Colegiado Escolar
Lideranças Estudantis ( grêmio e lideres e vices de turmas).
Associações de Pais, entre outros.
F- Valorização dos profissionais da educação  diz respeito às condições de trabalho (formação, remuneração, recursos físicos e materiais, entre outros), necessárias ao exercício das diferentes funções





Um dos pilares da qualidade de ensino socialmente referenciado são :
·         A valorização dos profissionais que  perpassa pela garantia da formação continuada e em serviço, considerando a atuação de cada profissional no processo educativo.
·         Assegurar a efetivação dos princípios mencionados possibilitará a atuação de uma escola democrática, autônoma e de qualidade que busca educar para uma transformação social e local.
Nessa perspectiva e concordamos com Zanini (2008) quando diz que “é na construção democrática do Projeto Político Pedagógico que a escola tem o espaço para efetuar escolhas e definir ações, que implementadas e executadas, contribuem para desenvolver e ofertar uma educação de qualidade”.
O Projeto Político Pedagógico é um  documento norteador da ação educativa e  deve ser resultado de um trabalho coletivo que traduza os interesses e as necessidades da comunidade a que serve.
Não pode ser um instrumento meramente burocrático e, sim, vivo no sentido de dialogar permanentemente com o contexto escolar.
Revisitar o Projeto Político Pedagógico, analisando o que já foi feito, o que precisa ser feito para ajustá-lo, quando necessário, são procedimentos fundamentais para que ele cumpra o seu papel de elemento estruturante da identidade da unidade escola.



Os elementos que o Projeto Político Pedagógico deverá contemplar:
I - diagnóstico da comunidade local em que a escola se inserirá;
II - fundamentação teórico-filosófica e metodológica da Proposta Pedagógica;
III - objetivos e fins da Instituição;
IV - descrição da organização curricular: componentes curriculares da base nacional comum e parte diversificada, ementas das áreas do conhecimento ou disciplinas, cargas horárias, opções metodológicas e organizacionais, distribuição temporal e espacial dos componentes curriculares, formas de integração, atividades e projetos didáticos pedagógicos;
V - descrição do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da Proposta Pedagógica e do desenvolvimento dos estudantes;
VI - critérios de acesso e de promoção dos estudantes;
VII - órgãos Colegiados;
VIII - gestão escolar: relação escola x comunidade, órgãos representativos dos segmentos escolares e nos órgãos colegiados, liberdade de organização estudantil por meio de grêmios, instâncias de decisão e suas atribuições, direitos e deveres dos membros da comunidade escolar.
Parágrafo único. A proposta curricular, parte integrante do Projeto Político Pedagógico, fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo, com os fundamentos conceituais, metodológicos e abordagens avaliativas de cada área de conhecimento da Matriz Curricular, bem como os conteúdos de ensino nela dispostos de acordo com as Diretrizes Curriculares.

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