1-INTRODUÇÃO
A
Educação Física no passado era vista como meio para preparar a juventude para
defesa da nação, fortalecer o trabalhador e também buscar novos talentos
esportivos. Hoje a Educação Física como componente curricular da Educação
Básica na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) mostra que a prática tem como caráter
essencial propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e
éticos, além de adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, ter espírito
crítico e conhecer as diferentes manifestações da cultura corporal. O objetivo
desse estudo foi investigar e revelar a importância da Educação Física enquanto
componente curricular no Ensino Fundamental e Médio e
levantar questões relativas ao atual conteúdo desenvolvido nas aulas: as
atividades esportivas.
Como professora na escola de ensino
fundamental II e médio, durante a qual pude constatar uma significativa falta
de interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Busquei no presente
trabalho destacar as questões envolvidas na Educação Física, observando que
existem atividades diferenciadas para se trabalhar com a Cultura Corporal entre
os adolescentes, como por exemplo, a ginástica, os jogos, a dança, permitindo
que o professor desenvolva um processo educativo de qualidade, proporcionando
aos alunos o aprendizado não somente do movimento ou gesto esportivo, mas
desenvolvendo também aspectos sociais e cognitivos, além da qualidade de vida.
Em relação à Educação Física no Ensino
Médio e Fundamental, os PCNs, indicam algumas propostas para o seu
desenvolvimento orientando, de maneira objetiva, os profissionais da disciplina
para que possam trabalhar de forma lúdica e educativa, permitindo aprenda
diferentes conteúdos, tornando-se um cidadão capaz de resolver diferentes
situações da vida cotidiana.
A Educação Física,
enquanto componente curricular da Educação Básica assume a tarefa de introduzir
e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai
produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir do jogo, do esporte, das
atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício
da qualidade de vida.
2-
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Educação Física foi vista como meio
de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou
buscar novos talentos esportivos que representassem a pátria
internacionalmente. Hoje, seu reconhecimento como componente curricular da
Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 mostra o caráter essencial
de sua prática, que é o de integrar-se com outras disciplinas do ensino básico.
A Educação Física deve propiciar uma
aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade.
A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais,
respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene
e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de
saúde, beleza e estética.
2.1 - EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (9394/96).
A LDB em seu artigo nº 26 § 3º fala da inclusão da Educação..
Física como componente curricular obrigatório da educação básica, “A Educação
Física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da
educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população
escolar sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, MEC, Secretaria de
Educação Média e Tecnológica, 1999, p. 45). Somente a partir da
promulgação da lei nº 9.394/96, que a visão de Educação física mudou,
passando a ser legitimada no art. 26 § 3º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
como “componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias
e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.
Sua efetivação de fato, só ocorreu em 2001, quando foi aprovada uma alteração
no § 3º do art. 26 da LDB, que introduziu a expressão obrigatória após o termo
componente.
De acordo com Barbosa (2001 p.19), é esse poder legal,
representado por leis e decretos, que confere a Educação Física o status de
disciplina obrigatória do currículo escolar da Educação Básica, permitindo que
sua ação pedagógica se exerça com autoridade e legitimidade, ainda que
construídas sobre conceitos estereotipados e comprometidos com interesses
capitalistas.
3- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Educação Física exerce um trabalho muito importante na
categoria de Ensino Fundamental, pois possibilita aos alunos, o desenvolvimento
de habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos,
esportes, lutas, ginásticas e atividades rítmicas e expressivas, com a
finalidade do aluno enquanto sujeito cidadão.
Dessa forma, o ensino da Educação Física na escola
deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre a cultura
corporal de movimento. É uma
disciplina que introduz e integra o aluno a produzir, reproduzir , transformar,
instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das
lutas e das ginásticas ,contemplando as três dimensões: procedimental (saber
fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).
De fato, a Educação Física no Ensino Fundamental é
mais do que favorecer o desenvolvimento de habilidades, é aquisição de
conhecimento em áreas diversas, é desenvolver a interação e a participação
individual e coletiva, é uma disciplina integradora que serve como mediadora
entre o social, a cultura corporal e o exercício da cidadania.
A Educação Física em todas as fases da Educação Básica
em especial no Ensino Fundamental é inquestionável porque instiga o aluno a
desenvolver o seu próprio aprendizado tendo no professor a figura de um
mediador entre ele e o conhecimento a ser adquirido ou aprimorado, é um
estimulo constante fundamentada na interação coletiva, na liberdade intelectual
(BRASIL, 1997).
Segundo Hurtado (1983), a Educação Física destina-se a
promover o desenvolvimento físico, social, emocional e mental da criança
através da atividade corporal.
A prática da atividade
física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na
escola observam-se outros benefícios, pois é possível trabalhar os inúmeros
aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras,
cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões
físicas, formação do cidadão e outros. Devendo
sua aplicação estando diretamente ligada ao projeto político pedagógico da
escola e ao professor que efetuará a prática pedagógica.
4- EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO
MÉDIO
De acordo com o disposto na LDB no art. 35 da Lei
9.394 de 20 de dezembro de 1996, o Ensino Médio é compreendido como a etapa
final da educação básica, com duração mínima de três anos, tendo como
principais finalidades à consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos do ensino fundamental, a preparação básica para o trabalho e a
cidadania e o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a
formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Neste dimensionamento, a Educação física no ensino médio estando inserida como
disciplina na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, tem com proposta de
acordo com os PCN’s: fazer com que os alunos do ensino médio tenham a
oportunidade de vivenciarem o maior número de práticas corporais possíveis,
possibilitando uma maior autonomia na vivência, criação, elaboração e
organização dessas práticas corporais, assim como uma postura crítica quando
esses estiverem no papel de espectadores das mesmas.
Os objetivos da Educação física a serem alcançados no
ensino médio são: Proporcionar aos alunos um contato com atividades
físicas variadas, agradáveis e adequadas ao seu contexto; inspirar a
vontade de prosseguir as atividades desenvolvidas em aula em outros locais,
fazendo com que a prática de um exercício físico torne-se um hábito,
incentivar a socialização e fazer com que os alunos identifiquem as diversas
finalidades da Educação física destinada
ao jovem como sua importância para o bem-estar físico e psicológico do
indivíduo. Os conteúdos que predominam na Educação física são: o esporte, a ginástica, os jogos, as
lutas e a dança.
É importante que o
professor de educação física possa trabalhar seus conteúdos e desenvolver seus
trabalhos frente a essa diversidade e que a educação física do ensino médio
pode ser trabalhada com objetivos diversos, o que lhe dá maiores opções de
interdisciplinaridade desta disciplina informando os benefícios da atividade
física, bem como a importância desta prática no âmbito escolar ressaltando que a atividade
corporal é um elemento fundamental da vida, através da qual nossos alunos
poderão garantir mais qualidade de vida.
5- CONCLUSÃO
A escola, enquanto meio educacional, deve oferecer a
oportunidade de uma ótima prática motora, pois ela é essencial e determinante
no processo de desenvolvimento geral da criança.
A Educação Física escolar como prática pedagógica,
possui o papel de introduzir o aluno na cultural corporal de movimento,
possibilitando diversos conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três
dimensões: procedimental, conceitual e atitudinal, com a finalidade de sujeito
autônomo enquanto cidadão.
Nessa perspectiva o profissional de Educação Física
torna-se o mediador de todo esse conhecimento. Dessa forma deve possibilitar
uma prática metodológica criativa e de responsabilidade para uma melhor
formação do aluno, apesar dos demais obstáculos que podem ser encontrados na
realidade escolar.
Os professores que ministram estas aulas tem por
objetivo desenvolver os aspectos físico, motor, cultural, intelectual de cada
criança. A Educação Física Escolar deve ser bem trabalhada com objetivos claros
e metodologia adequada, fazendo-se necessário, que o professor passe para o
aluno segurança nas atividades propostas, para que desta maneira os mesmos
tornem-se autônomos e cientes das capacidades que eles tem sobre o próprio
corpo e seus movimentos.
Compete ao professor de Educação Física coordenar,
planejar, programar, dinamizar, dirigir, ensinar em todas as suas aulas
(CONFEF,2005).
Nesse caso, a Educação Física
Escolar vem somar-se à educação intelectual e moral, visando à formação do
aluno em uma educação integral – corpo mente e espírito.
É fundamental, portanto, que a
escola, a comunidade de pais e alunos e principalmente o professor valorizem-se
e sejam valorizados, assumindo a responsabilidade da integração desta área de
conhecimento humano ao projeto pedagógico de cada escola, exigindo plenas
condições para o exercício de seu trabalho, garantindo para o aluno a
manutenção de número adequado de aulas e de condições efetivas para a
aprendizagem.
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