quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Educação Fisica no Ensino Fundamental e Médio



1-INTRODUÇÃO

            A Educação Física no passado era vista como meio para preparar a juventude para defesa da nação, fortalecer o trabalhador e também buscar novos talentos esportivos. Hoje a Educação Física como componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) mostra que a prática tem como caráter essencial propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos, além de adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, ter espírito crítico e conhecer as diferentes manifestações da cultura corporal. O objetivo desse estudo foi investigar e revelar a importância da Educação Física enquanto componente curricular no Ensino Fundamental e Médio e levantar questões relativas ao atual conteúdo desenvolvido nas aulas: as atividades esportivas.
Como professora na escola de ensino fundamental II e médio, durante a qual pude constatar uma significativa falta de interesse dos alunos nas aulas de Educação Física. Busquei no presente trabalho destacar as questões envolvidas na Educação Física, observando que existem atividades diferenciadas para se trabalhar com a Cultura Corporal entre os adolescentes, como por exemplo, a ginástica, os jogos, a dança, permitindo que o professor desenvolva um processo educativo de qualidade, proporcionando aos alunos o aprendizado não somente do movimento ou gesto esportivo, mas desenvolvendo também aspectos sociais e cognitivos, além da qualidade de vida.
Em relação à Educação Física no Ensino Médio e Fundamental, os PCNs, indicam algumas propostas para o seu desenvolvimento orientando, de maneira objetiva, os profissionais da disciplina para que possam trabalhar de forma lúdica e educativa, permitindo aprenda diferentes conteúdos, tornando-se um cidadão capaz de resolver diferentes situações da vida cotidiana.
A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica assume a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida.


2- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Educação Física foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos que representassem a pátria internacionalmente. Hoje, seu reconhecimento como componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 mostra o caráter essencial de sua prática, que é o de integrar-se com outras disciplinas do ensino básico.
A Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.

2.1 -  EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (9394/96).

A LDB em seu artigo nº 26 § 3º fala da inclusão da Educação.. Física como componente curricular obrigatório da educação básica, “A Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999, p. 45). Somente a partir da promulgação da lei nº 9.394/96, que a visão de  Educação física   mudou, passando a ser legitimada no art. 26 § 3º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) como “componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Sua efetivação de fato, só ocorreu em 2001, quando foi aprovada uma alteração no § 3º do art. 26 da LDB, que introduziu a expressão obrigatória após o termo componente.
De acordo com Barbosa (2001 p.19), é esse poder legal, representado por leis e decretos, que confere a Educação Física o status de disciplina obrigatória do currículo escolar da Educação Básica, permitindo que sua ação pedagógica se exerça com autoridade e legitimidade, ainda que construídas sobre conceitos estereotipados e comprometidos com interesses capitalistas.
3-  EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO  FUNDAMENTAL 

A Educação Física exerce um trabalho muito importante na categoria de Ensino Fundamental, pois possibilita aos alunos, o desenvolvimento de habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e atividades rítmicas e expressivas, com a finalidade do aluno enquanto sujeito cidadão.
Dessa forma, o ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.     É uma disciplina que introduz e integra o aluno a produzir, reproduzir , transformar, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas ,contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre) e atitudinal (saber ser).
De fato, a Educação Física no Ensino Fundamental é mais do que favorecer o desenvolvimento de habilidades, é aquisição de conhecimento em áreas diversas, é desenvolver a interação e a participação individual e coletiva, é uma disciplina integradora que serve como mediadora entre o social, a cultura corporal e o exercício da cidadania.
A Educação Física em todas as fases da Educação Básica em especial no Ensino Fundamental é inquestionável porque instiga o aluno a desenvolver o seu próprio aprendizado tendo no professor a figura de um mediador entre ele e o conhecimento a ser adquirido ou aprimorado, é um estimulo constante fundamentada na interação coletiva, na liberdade intelectual (BRASIL, 1997).
Segundo Hurtado (1983), a Educação Física destina-se a promover o desenvolvimento físico, social, emocional e mental da criança através da atividade corporal.
A prática da atividade física é importante para a promoção da saúde dos indivíduos, ao ser aplicado na escola observam-se outros benefícios, pois é possível trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação do cidadão e outros. Devendo sua aplicação estando diretamente ligada ao projeto político pedagógico da escola e ao professor que efetuará a prática pedagógica.
4-  EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO 


De acordo com o disposto na LDB no art. 35 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, o Ensino Médio é compreendido como a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, tendo como principais finalidades à consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos do ensino fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania e o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Neste dimensionamento, a Educação física  no ensino médio estando inserida como disciplina na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, tem com proposta de acordo com os PCN’s: fazer com que os alunos do ensino médio tenham a oportunidade de vivenciarem o maior número de práticas corporais possíveis, possibilitando uma maior autonomia na vivência, criação, elaboração e organização dessas práticas corporais, assim como uma postura crítica quando esses estiverem no papel de espectadores das mesmas.
Os objetivos da Educação física a serem alcançados no ensino médio são: Proporcionar aos alunos um contato com atividades físicas variadas, agradáveis e adequadas ao seu contexto; inspirar a vontade de prosseguir as atividades desenvolvidas em aula em outros locais, fazendo com que a prática de um exercício físico torne-se um hábito, incentivar a socialização e fazer com que os alunos identifiquem as diversas finalidades da Educação física  destinada ao jovem como sua importância para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo. Os conteúdos que predominam na Educação física  são: o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas e a dança.
É importante que o professor de educação física possa trabalhar seus conteúdos e desenvolver seus trabalhos frente a essa diversidade e que a educação física do ensino médio pode ser trabalhada com objetivos diversos, o que lhe dá maiores opções de interdisciplinaridade desta disciplina informando os benefícios da atividade física, bem como a importância desta prática no âmbito escolar ressaltando que a atividade corporal é um elemento fundamental da vida, através da qual nossos alunos poderão garantir mais qualidade de vida.
5-  CONCLUSÃO

A escola, enquanto meio educacional, deve oferecer a oportunidade de uma ótima prática motora, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança.
A Educação Física escolar como prática pedagógica, possui o papel de introduzir o aluno na cultural corporal de movimento, possibilitando diversos conhecimentos sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental, conceitual e atitudinal, com a finalidade de sujeito autônomo enquanto cidadão.
Nessa perspectiva o profissional de Educação Física torna-se o mediador de todo esse conhecimento. Dessa forma deve possibilitar uma prática metodológica criativa e de responsabilidade para uma melhor formação do aluno, apesar dos demais obstáculos que podem ser encontrados na realidade escolar.
Os professores que ministram estas aulas tem por objetivo desenvolver os aspectos físico, motor, cultural, intelectual de cada criança. A Educação Física Escolar deve ser bem trabalhada com objetivos claros e metodologia adequada, fazendo-se necessário, que o professor passe para o aluno segurança nas atividades propostas, para que desta maneira os mesmos tornem-se autônomos e cientes das capacidades que eles tem sobre o próprio corpo e seus movimentos.
Compete ao professor de Educação Física coordenar, planejar, programar, dinamizar, dirigir, ensinar em todas as suas aulas (CONFEF,2005).
Nesse caso, a Educação Física Escolar vem somar-se à educação intelectual e moral, visando à formação do aluno em uma educação integral – corpo mente e espírito.
É fundamental, portanto, que a escola, a comunidade de pais e alunos e principalmente o professor valorizem-se e sejam valorizados, assumindo a responsabilidade da integração desta área de conhecimento humano ao projeto pedagógico de cada escola, exigindo plenas condições para o exercício de seu trabalho, garantindo para o aluno a manutenção de número adequado de aulas e de condições efetivas para a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário